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dc.contributor.advisorAndrade, Sérgio Luiz Augusto de-
dc.contributor.authorDamasceno, Pedro Henrique Nascimento-
dc.date.accessioned2018-04-03T13:10:34Z-
dc.date.available2018-04-03T13:10:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Pedro Henrique Nascimento. A Influência das práticas de gestão do conhecimento sobre os integrantes do Curso de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. 135 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Militares) - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1096-
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciência Militares) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractCom o advento da era do conhecimento, surgiram diversas constatações sobre a importância das organizações criarem, compartilharem e utilizarem, eficientemente, o conhecimento disponível em seu respectivo ramo. Isto porque o domínio do saber proporciona vantagens ao seu detentor, na medida em que se multiplicam os ensinamentos colhidos, aprimorando tanto aspectos materiais, quanto cognitivos. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar a influência das práticas de gestão do conhecimento sobre os integrantes do Curso de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, objetivando aprimorar a absorção, o compartilhamento e a difusão de conhecimentos e experiências entre seus instrutores e alunos. Entretanto, devido à amplitude do tema, buscou-se concentrar os estudos nas ações relacionadas à partilha de informações Para isto, realizou-se um estudo junto a militares que frequentaram este curso, a fim de diagnosticar o nível de maturidade da gestão do conhecimento em que este se encontrava. Assim, procurou-se analisar a eficiência das práticas que vinham sendo utilizadas por estes militares, especialmente as que visavam justamente a esta difusão de aprendizagens, aproveitando-se das vivências profissionais oriundas de cada um dos integrantes deste universo. Paralelamente a isto, foi realizada uma revisão de literatura e entrevistas, no intuito de levantar as principais ferramentas de compartilhamento utilizadas em organizações civis e militares, aplicáveis ao público estudado. Ao término desta pesquisa, foi possível diagnosticar pontos fortes, dentre as principais atividades já desenvolvidas por este curso, além de oportunidades de melhoria, relacionadas à sua gestão do conhecimento. Diante disto, foram propostas alternativas que possibilitem uma otimização destes processos, além de uma análise a respeito de fatores críticos que contribuíram ou não para a eficiência destas práticas. Ao final, espera-se contribuir para um melhor aperfeiçoamento dos militares que frequentem este curso, tanto instrutores quanto alunos, de maneira que possam retornar às organizações militares em melhores condições para tomar decisões e assessorar seus comandantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInfantariapt_BR
dc.subjectCompartilhamento de conhecimentopt_BR
dc.subjectPráticas de gestão do conhecimentopt_BR
dc.titleA Influência das práticas de gestão do conhecimento sobre os integrantes do Curso de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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