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dc.contributor.advisorCosta, Fernando Luiz Cumplido Mac Donnel da-
dc.contributor.authorLepca, Eros Villela-
dc.date.accessioned2017-10-11T19:43:59Z-
dc.date.available2017-10-11T19:43:59Z-
dc.date.issued1989-
dc.identifier.citationLEPCA, Eros ALdo Villela. O impacto da circulação de trens de passageiros sobre o transporte de carga. 1989. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1989.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1001-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1989.pt_BR
dc.description.abstractO baixo desempenho das ferrovias, em face do seu potencial em transportes, tem provocado inquietações nos meios técnicos e empresariais acerca dos fatores responsáveis por este quadro. Pode-se afirmar que a concorrência pelo uso da linha entre o transporte de carga e o de passageiros de longa distância se constitui num desses fatores. Porém, não se conhece extensão da influência que este serviço exerce sobre a produção do transporte de carga. Com o intuito de contribuir para o esclarecimento desta questão, o presente trabalho destaca este conflito sob o ponto de vista da empresa transportadora e também a importância de analisá-lo sob um enfoque mais amplo, que é o trecho ferroviário como um todo. Além disso, propõe que esta análise seja feita com o auxílio da simulação de eventos discretos, com o uso de micro-computadores. A avaliação do impacto operacional do transporte de passageiros sobre o transporte de carga é feito com o auxílio de parâmetros de medem a eficiência com que o transporte de carga se processa no trecho estudado. Os parâmetros selecionados para avaliação deste impacto foram o índice de produtividade médio dos trens de carga e alguns parâmetros de eficiência do transporte, tais como: o número médio de trens que trafegam por dia neste trecho; o número médio de horas utilizados pelos trens para percorrer este trecho/ a sua velocidade comercial média; a média diária de km transportadas e a produção média diária do trecho. Considerações referentes ao impacto financeiro são analisadas também sob o ponto de vista da empresa transportadora. Este impacto é definido pelas variações nas receitas e despesas referentes ao trecho, em função da manutenção ou não de linhas de transporte de passageiros. Com relação aos aspectos computacionais, o modelo de simulação foi concebido com o auxílio do Diagrama do Ciclo de Atividades (DCA) e o programa correspondente foi elaborado na linguagem Turbo Pascal 3, própria para micro-computadores de 16 bits, compatíveis com IBM PC. As suas rotinas e procedimentos foram baseadas no programa de simulação denominado ELSE (Extended Lancaster Simulation Enviroment)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.titleO impacto da circulação de trens de passageiros sobre o transporte de cargapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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