Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Fernando Luiz Cumplido Mac Dowell da | - |
dc.contributor.author | Simões, Enio Carlos Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T19:42:55Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T19:42:55Z | - |
dc.date.issued | 1990 | - |
dc.identifier.citation | SIMÕES, Enio Carlos Costa. Programa para conservação de uma rede rodoviária regional não pavimentada. 1990. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1990. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1000 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1990. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescimento sócio-econômico de um pais deve ser tratado, considerando prioritariamente, a participação dos transportes, uma vez que este oferece os meios adequados ao escoamento de suas riquezas, e permite o acesso de assistência social às regiões mais isoladas. No Brasil, o transporte rodoviário participa majoritariamente como modalidade indispensável, respondendo pela circulação de quase toda produção oriunda das regiões rurais para os grandes centros consumidores. Antes de chegar as rodovias arteriais (em geral pavimentadas), esta produção circula por estradas não pavimentadas que, não obstante o reduzido tráfego diário, desempenham importante papel no sistema de transportes. Tendo em vista que um escoamento eficiente reduz o tempo de viagem entre origem e destino, reduzindo custos, conclui-se que a conservação das estradas não pavimentadas pode influenciar sensivelmente na economia. Quando realizada com criterioso dimensionamento, empregando tecnologia adequada às características técnicas do trecho em estudo, a conservação contribui efetivamente para a redução dos custos rodoviários, tanto diretos quanto indiretos. Visando contribuir com as entidades de conservação rodoviária, o presente trabalho desenvolve um modelo computacional capaz de gerar informações destinadas à tomada de decisão quanto ao emprego dos recursos disponíveis de equipamento, envolvidos nos serviços de manutenção das estradas. Tal modelo agrega componentes de modelos existentes, acrescidos aos que aqui se apresentam, identificando o inter-relacionamento das diversas variáveis consideradas. A metodologia poderá ser aplicada em uma rede de rodovias não pavimentadas, a nível regional, levando em conta os principais fatores que afetam a conservação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.title | Programa para conservação de uma rede rodoviária regional não pavimentada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENG Enio Carlos Costa Simões .pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.