Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4261
Autor(es): Andrade, Israel de Oliveira (Organizador)
Lange, Valério Luiz (Organizador)
Medeiros Filho, Oscar (Organizador)
Lima, Raphael Camargo (Organizador)
Título: Desafios contemporâneos para o Exército Brasileiro
Documento Relacionado: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34995&catid=420&Itemid=444
Tipo: Livro
Data do documento: 2019
Descrição: Esta obra representa uma reflexão conjunta materializada por pesquisadores do Ipea e do Exército com o intuito de pensar e debater a Força Terrestre do país. O livro sustenta-se em uma questão fundamental: quais os desafios impostos ao Exército Brasileiro pelas políticas públicas voltadas para a defesa no contexto atual de uma sociedade democrática e globalmente integrada? Essa pergunta central subdivide-se em quatro ordens de questões que orientaram a estruturação desse compêndio de estudos. A primeira está implícita na concepção da obra: a noção de que, em uma sociedade democrática, a defesa é uma política pública que rege a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas, dentre elas o Exército. Desse modo, tratar do tema não é exclusividade castrense. Ao contrário, a questão demanda envolvimento amplo de civis e militares tanto em suas etapas de concepção quanto de implementação.
Palavras-chave: Política de defesa
Políticas públicas
Segurança nacional
Defesa nacional
Relações - Governo - Forças Armadas
Direitos autorais: © Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – ipea 2019. É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Aparece nas coleções:C Dout Ex: PUBLICAÇÕES DIVERSAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_desafios_contemporaneos_para_o_exercito_brasileiro.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.