Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Plínio Porto-
dc.contributor.authorPires, Ronaldo da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-18T17:44:30Z-
dc.date.available2019-07-18T17:44:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4061-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a gestão participativa e sua contribuição no processo ensino- aprendizagem no Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Tal abordagem se faz necessária para realizar o mapeamento dos processos relativos à referida gestão, de modo a se verificarem as oportunidades de melhoria para o seu aperfeiçoamento. O propósito deste estudo é analisar, com base na estrutura organizacional do CMJF e na opinião dos docentes, discentes e seus responsáveis, se a gestão participativa contribui para o processo ensino-aprendizagem, nesse estabelecimento de ensino. Esse intento foi conseguido mediante a realização de pesquisa bibliográfica sobre gestão participativa e sobre a estrutura organizacional do colégio, complementado pela coleta de dados por meio de questionário aos docentes e aos discentes, aprovado por meio do parecer consubstanciado do CEB nº 2.999.034, com o objetivo de verificar, segundo a visão desses, se o colégio oferece oportunidades para que os docentes, discentes e seus responsáveis participem da gestão educacional. A análise comprovou que o CMJF tem franqueado momentos para a apreciação e o debate de questões ligadas à gestão pedagógica, tanto para os docentes quanto para os discentes e seus responsáveis, concluindo que as oportunidades previstas nas normas e regulamentos que regem o ensino no âmbito do SCMB contribuem para o sucesso escolar dos alunos, cujos índices de aprovação nos últimos três anos estão acima de 80%.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT : This paper analyzes the participatory management and its contribution in the teaching- learning process at the Military College of Juiz de Fora (CMJF). Such an approach is necessary to carry out the mapping of the processes related to its management, in order to verify the opportunities for improvement to improve the teaching-learning process. The purpose of this study is to analyze, based on the organizational structure of CMJF and on the opinion of teachers and students, if participatory management contributes to the teaching-learning process in that educational institution. This research was carried out by means of a bibliographical research on participatory management and on the organizational structure of that college, complemented by data collection through a questionnaire to teachers and students with the purpose of verifying, according to their view, if the college offers opportunities for teachers, students and their staff to participate in educational management. The analysis has shown that CMJF has opened moments for the assessment and debate of issues related to pedagogical management, both for teachers and students and their leaders, concluding that the opportunities provided in the norms and regulations that govern education in the SCMB contribute to the school success of students, whose passing rates in the last three years are above 80%.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA gestão participativa e sua contribuição no processo Ensino- Aprendizagem: um estudo de caso no Colégio Militar de Juiz de forapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGAEM_2019.1_45.TCC_TC_Ronaldo Pires.pdf571,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.