Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiacci, Profa. Ma.Lívia da Silva-
dc.contributor.authorMação, Vinicius Ramos-
dc.date.accessioned2019-07-17T17:55:46Z-
dc.date.available2019-07-17T17:55:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4043-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o Estágio Setorial de Monitores (ESM), desenvolvido e coordenado pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), buscando identificar o impacto do treinamento e capacitação no trabalho dos militares que são monitores do SCMB. Tal abordagem se justifica pelas especificidades do cargo de monitor, que exige habilidades exclusivas no trato com os discentes, sendo importante elo no processo educacional do sistema. Nesse propósito, para consubstanciar e dar embasamento teórico, foi realizada uma pesquisa exploratória, realizando uma revisão bibliográfica, buscando pressupostos em fontes primárias, obras de autores consagrados na literatura, documentos e sítios eletrônicos. Esse intuito foi conseguido por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, aplicando um questionário direcionado a uma amostra de militares que realizou o ESM em 2018. O estudo demonstrou que o treinamento foi eficaz no sentido de promoverem mudanças significativas no desempenho global, nas atitudes e na motivação dos concludentes do estágio.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN : Este trabajo tiene como objetivo analizar la Etapa Sectorial de Monitores (ESM), desarrollado y coordinado por el Directorio de Educación Preparatoria y Asistencial (DEPA), buscando identificar el impacto del entrenamiento y capacitación en el trabajo de los militares que son monitores del SCMB. Este enfoque se justifica por las especificidades del cargo de monitor, que exige habilidades exclusivas en el trato a los estudiantes, siendo importante enlace en el proceso educativo del sistema. En este propósito, para ofrecer algo más concreto, obtener una base teórica, se realizó una investigación exploratoria, una revisión bibliográfica en búsqueda de premisas en fuentes primarias, obras de autores consagrados en la literatura, documentos y sitios electrónicos. Este objetivo se logró a través de una investigación cuali-cuantitativa, aplicando un cuestionario dirigido a una muestra de militares que realizó el ESM en 2018. El estudio demostró que el entrenamiento fue eficaz para promover cambios significativos en el desempeño global, las actitudes y la motivación de los concluyentes de la etapa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO impacto do treinamento no Trabalho de Monitores do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGAEM_2019.1_24.TCC_TC_ Macao.pdf930,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.