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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcos Antonio Soares de-
dc.contributor.authorLima, Fabiano Corrêa Lourenço de-
dc.date.accessioned2019-03-13T18:15:34Z-
dc.date.available2019-03-13T18:15:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3065-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército) - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a Liderança como atributo cada vez mais valorizado nos diversos campos da atividade humana. Além disso, apresenta como ferramenta necessária ao desempenho do Comando, Chefia ou Direção das Organizações Militares e Unidades do Exército Brasileiro, ou ao comando de tropas em todos os níveis. Reconhece a Liderança como qualidade necessária em todos os escalões, desde o soldado, que atua enquadrado em uma esquadra, até os mais altos postos responsáveis pela tomada de decisões ou assessoramento de nível estratégico ou político. Descreve alguns atributos considerados necessários ao exercício da Liderança tais como: conhecer os liderados, estar presente, conhecer profundamente as tarefas necessárias para o cumprimento das missões, ter proficiência profissional, saber se comunicar de forma clara, ter uma perfeita leitura do ambiente, despertar empatia, ser ético e pautar sua conduta dentro de preceitos sociais aceitáveis e de forma exemplar, possuir higidez física, etc. Ainda, relata a necessidade do líder despertar em seus liderados atributos que, por sua vez, os façam liderar em seus ambientes, de forma a multiplicar sua ação de liderança. Reforça a ideia de que o líder tenha habilidades e conhecimentos que o faça reconhecido por seus liderados como autêntico representante do grupo. Da mesma forma, apresenta como o Exército Brasileiro adotou o ensino por competências como novo paradigma de ensino nas escolas da linha de ensino militar bélico e como o ensino por competências torna-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos atributos necessários ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da liderança militar. Descreve, igualmente, a importância dos conteúdos atitudinais, como pauta comportamental capaz de influenciar os liderados, do conhecimento e da proficiência profissional, indispensáveis para o reconhecimento e legitimação mental da condição de líder do comandante, das habilidades, em igual condição de importância para a percepção por parte do subordinado da condição de líder de seu comandante, dos valores éticos e morais, considerados aceitos pela sociedade na qual o líder está inserido, reforçados pelas experiências adquiridas pelo líder no exercício da profissão, ao longo da carreira, nas quais reforça seu conhecimento, bem como sua reputação profissional. O trabalho, sobretudo, reforça a ideia de que Liderança, além de ser necessária ao desempenho da profissão militar, é possível de ser estudada, ensinada e aprendida, particularmente nas escolas da linha de ensino militar bélico e que a adoção do ensino por competências veio a somar esforços como ferramenta importante para despertar atributos necessários a formação e aperfeiçoamento de líderes militares do Exército Brasileiro para o século XXI.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiderança militarpt_BR
dc.subjectEnsino por competênciaspt_BR
dc.titleLiderança militar : o desenvolvimento da liderança militar por meio do ensino de competênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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