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dc.contributor.advisorCampos, Renato Rocha Drubsky de-
dc.contributor.authorMartini, Julio César-
dc.date.accessioned2024-02-20T16:28:40Z-
dc.date.available2024-02-20T16:28:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13447-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso especialização em Ciências Militarespt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade analisar as capacidades e vulnerabilidades para a adoção de uma estratégia de Antiacesso e Negação de Área (A2/AD) na porção sul do Brasil (SP, PR, SC e RS) pela Força Terrestre e a cooperação militar com países fronteiriços (Uruguai e Argentina) para o aprimoramento da Dissuasão Extrarregional. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, alinhada ao Objetivo Estratégico do Exército OEE 001 – Contribuir com a Dissuasão Extrarregional e o OEE 6 – Manter atualizado o sistema de Doutrina Militar Terrestre, utilizou-se a análise de documentos para construção do conhecimento sobre o tema. A adoção de uma abordagem dedutiva favoreceu a compreensão da solução do problema proposto sobre a integração e cooperação militar com países fronteiriços e como isso permite o aprimoramento de capacidades e a superação de vulnerabilidades na estratégia A2/AD nacional, atinentes à Força Terrestre, para a promoção da Dissuasão Extrarregional. Desse modo, a literatura reforça que o Cone Sul se apresenta como importante área de segurança, estabilidade e projeção tanto para brasileiros como para argentinos e uruguaios. Tal condição enfrenta três principais ameaças: a alteração das estruturas de poder global e os desafios resultantes dessa mudança; a projeção de poder das potências extrarregionais no Cone Sul; e os custos tecnológicos para a manutenção da soberania dos países na região. Para dissuadir os atores extrarregionais e assegurar a soberania e defesa dos interesses do Brasil no seu entorno estratégico a estruturação de uma defesa com base no A2/AD possibilita opor-se à superioridade bélica e tecnológica de outras nações. Nesse contexto, a Força Terrestre encontra na Estratégia Nacional de Defesa seu direcionamento e concepção para o desenvolvimento das condições ideais para o cumprimento de sua destinação de defesa da nação. Conclui-se, portanto, que entre as principais capacidades da Força Terrestre para a adoção de uma estratégia A2/AD destacam-se: a existência de uma estrutura de defesa antiaérea consolidada na porção sul do Brasil e a aplicação de tecnologias da indústria nacional, como o Míssil Tático de Cruzeiro. Infere-se ainda que a cooperação da Força Terrestre do Brasil com a Argentina e com o Uruguai em diversas áreas é crescente. Essa condição favorece a aproximação, colaboração e diálogo entre os países com destaque para o setor de defesa, contribuindo na dissuasão de atores extrarregionais no Cone Sul ou no entorno estratégico brasileiro. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper aims to analyze the capabilities and vulnerabilities for the adoption of an Anti-Access and Area Denial (A2/AD) strategy in the southern portion of Brazil (SP, PR, SC and RS) by the Land Force and military cooperation with bordering countries (Uruguay and Argentina) for the improvement of Extra-regional Deterrence. In this sense, through a qualitative, bibliographical, and documentary exploratory research, aligned with the Strategic Objective of the Army OEE 001 - Contribute to Extra Regional Deterrence and OEE 6 - Keep the Land Military Doctrine system up to date, we used the analysis of documents to build the knowledge on the subject. The adoption of a deductive approach facilitates the understanding of the proposed problem’s solution about the integration and military cooperation with border countries and how it allows the improvement of capacities and the overcoming of vulnerabilities in the national A2/AD strategy, related to the Land Force, for the promotion of Deterrence Extra-regional. Thus, the literature reinforces that the Southern Cone is an important area of security, stability and projection for Brazil, Argentina and Uruguay. Such a condition faces three main threats: the alteration of global power structures and the challenges resulting from this change; the power projection of extra-regional powers in the Southern Cone; and the technological costs for maintaining the sovereignty of countries in the region. To dissuade extra-regional actors and ensure the sovereignty and defense of Brazil's interests in its strategic surroundings, structuring a defense based on A2/AD makes it possible to oppose the military and technological superiority of other nations. In this context, the Land Force finds in the National Defense Strategy its direction and conception for the development of the ideal conditions for the fulfillment of its destiny of the nation’s defense. It is concluded, therefore, that among the main capabilities of the Land Force for the adoption of an A2/AD strategy, the following stand out: the existence of a consolidated Air Defense Artillery structure in the southern portion of Brazil and the application of technologies from the national industry, such as the Tactical Cruise Missile. It is also inferred that the cooperation of the Brazilian Army with the Argentine and Uruguayan Army in several areas is growing. This condition adds to approach, collaboration and dialogue between countries with emphasis on the defense sector, contributing with the deterrence of extra-regional actors in Southern Cone or in Brazilian’s strategic surroundings.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAntiacessopt_BR
dc.subjectNegação de áreapt_BR
dc.subjectDissuasão extrarregionalpt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectDefesa Nacionalpt_BR
dc.titleAs capacidades e vulnerabilidades nacionais de Antiacesso e Negação de Área (A2/AD) e a integração com países fronteiriços para a dissuasão extrarregionalpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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