Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Felipe Magalhães Coelho da-
dc.contributor.authorFritz, Jonathan Benvenuti-
dc.date.accessioned2024-01-31T13:28:48Z-
dc.date.available2024-01-31T13:28:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFRITZ, Jonathan Benvenuti. A utilização do telefone celular como ferramenta pedagógica no contexto da educação 4.0 no Curso de Aperfeçoamento de Oficiais de Artilharia : vantagens e desafios. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de De Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13248-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre a utilização do telefone celular como ferramenta pedagógica no contexto da Educação 4.0 no Curso de Artilharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), analisando suas vantagens e os desafios impostos pelo seu emprego. Nesse cenário, o objetivo dessa pesquisa é verificar se o aparelho apresenta-se como um instrumento eficaz no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso essa investigação desenvolveu-se por meio de uma consulta bibliográfica, aplicada e qualitativa, utilizando-se a técnica de coleta de dados da realidade presente: os Capitães Alunos do Curso de Artilharia da EsAO, sendo a aplicação de questionário o instrumento utilizado. Com a finalidade de destacar a validade do telefone celular como instrumento pedagógico, os questionários somam se às publicações acerca do crescente emprego de ferramentas tecnológicas em meio à educação do Exército Brasileiro (EB). A abordagem permite definir a tendência da Educação 4.0, que oportuniza a evolução do processo ensino e aprendizagem, quando da utilização de meios tecnológicos dentro da sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo aborda el uso del teléfono celular como herramienta pedagógica en el contexto de la Educación 4.0 en el Curso de Artillería de la Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), analizando sus ventajas y los desafíos que impone su uso. En ese escenario, el objetivo de esta investigación es verificar si el dispositivo se presenta como un instrumento eficaz en el apoyo al proceso de enseñanza y aprendizaje. Para ello, se desarrolló esta investigación a través de una consulta bibliográfica, aplicada y cualitativa, utilizando la técnica de recolección de datos de la realidad actual: los Estudiantes Capitanes del Curso de Artillería de la EsAO, siendo la aplicación de un cuestionario el instrumento utilizado. Para resaltar la validez del teléfono móvil como herramienta pedagógica, los cuestionarios se suman a publicaciones sobre el creciente uso de herramientas tecnológicas en la educación del Ejército Brasileño (EB). El enfoque permite definir la tendencia de la Educación 4.0, que brinda oportunidades para la evolución del proceso de enseñanza y aprendizaje, al utilizar medios tecnológicos dentro del aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação 4.0pt_BR
dc.subjectEducação Militarpt_BR
dc.subjectTelefone Celularpt_BR
dc.subjectEsAOpt_BR
dc.titleA utilização do telefone celular como ferramenta pedagógica no contexto da educação 4.0 no Curso de Aperfeçoamento de Oficiais de Artilharia : vantagens e desafiospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Cap_Fritz.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.