Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Thiago Mickosz da Silva-
dc.contributor.advisorMagalhães, Gabriela de Sousa-
dc.contributor.advisorBalmant, Matheus Moreno-
dc.contributor.authorFaria, Renan de Barros-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:32:32Z-
dc.date.available2022-11-16T14:32:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11050-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estresse é uma reação natural do organismo que provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais, está presente nos mais diversos meios, como familiar, social, profissional entre outros. O objetivo dessa pesquisa foi analisar esse fenômeno no âmbito da profissão militar, mais precisamente na rotina dos cadetes do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras. A definição mais aprofundada do conceito de estresse foi abordada com a obtenção de conhecimento de renomados cientistas que se aprofundaram nessa área, o que possibilitou um maior entendimento sobre o assunto. Além da sua conceituação foi possível entender o processo interno ao organismo que acontece desde a identificação do fator estressor, a internalização e processamento no sistema endócrino e a reação que é a resposta ao estímulo. Diferentes respostas a esses estímulos geram consequências que podem ser positivas ou negativas considerando o que se tem como objetivo aplicado especificamente á formação dos cadetes, que por sua vez possui características diferentes de academias civis por exemplo. Por meio da análise dos resultados de uma pesquisa de campo direcionada aos cadetes pode-se identificar os principais fatores estressores presentes na rotina e suas consequências diretas ou indiretas, como a falta de sono, má alimentação, aumento na carga de responsabilidades e exercícios de campo. Dessa forma foi possível identificar o que é considerado como um ganho a partir do estresse presente na rotina, como por exemplo o desenvolvimento de atributos da área afetiva ligados á capacidade de superar desafios, e também o que é considerado como prejuízo, como a dificuldade no processo de aprendizagem. Considerando que o estresse não e somente prejudicial, tão como não é somente agregador á rotina militar, foi possível concluir que devem ser aplicadas estratégias para uma aplicação equilibrada do os fatores estressores para o maior ganho possível em relação ao desempenho do cadete, atribuindo ao estresse um valor de importante ferramenta, que ao ser bem utilizada gera bons resultados. _________________________________________________________________________________ Stress is a natural reaction of the organism that causes physical, emotional and behavioral changes, it is present in the most diverse environments, such as family, social, professional among others. The objective of this research was to analyze this phenomenon in the scope of the military profession, more precisely in the routine of the cadets of the Basic Course of the Academia Militar das Agulhas Negras. The more in-depth definition of the concept of stress was approached by obtaining knowledge from renowned scientists who delved into this area, which enabled a greater understanding of the subject. In addition to its conceptualization, it was possible to understand the internal process of the organism that takes place from the identification of the stressor factor, the internalization and processing in the endocrine system and the reaction that is the response to the stimulus. Different responses to these stimuli generate consequences that can be positive or negative considering what is intended to be applied specifically to the training of cadets, which in turn has different characteristics from civil academies, for example. Through the analysis of the results of a field research directed to the cadets, it is possible to identify the main stressors present in the routine and its direct or indirect consequences, such as lack of sleep, poor diet, increase in the load of responsibilities and field exercises. . In this way, it was possible to identify what is considered a gain from the stress present in the routine, such as the development of attributes in the affective area linked to the ability to overcome challenges, and also what is considered as a loss, such as the difficulty in learning process. Considering that stress is not only harmful, as it is not only an aggregator to the military routine, it was possible to conclude that strategies must be applied for a balanced application of the stressors factors for the greatest possible gain in relation to the cadet's performance, attributing to the stress an important tool value, which, when properly used, generates good results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subjectCadetept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO reflexo do estresse no desempenho acadêmico do cadete do curso básico da Academia Militar das Agulhas Negraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8053 Renan Faria.pdf964,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.