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dc.contributor.advisorFrança, Nilton Pintopt_BR
dc.contributor.authorGasperi, Nestor Norberto dept_BR
dc.date.accessioned2017-10-05T16:52:32Z-
dc.date.available2017-10-05T16:52:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGASPERI, Nestor Norberto de. Alternativa para Indústria Nacional de Defesa atender as demandas das Forças Armadas e competir no mercado internacional. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política, Estratégia e Alta Administração Militar) - Curso Internacional de Estudos Estratégicos, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/954-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política, Estratégia e Alta Administração Militar) - Curso Internacional de Estudos Estratégicos, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho buscou esclarecer se a implantação de um sistema de Foreign Military Sales (FMS), gerenciado pelo Brasil, seria uma estratégica viável para incrementar a produção e exportação de produtos da Base Industrial de Defesa (BID), particularmente em época de crise econômica ou de restrição orçamentária, possibilitando que a indústria de defesa mantenha uma estrutura mínima da sua cadeia de produção que atenda as instáveis demandas das FA brasileiras. Para este esclarecimento, foi realizada uma pesquisa qualitativa, comparando-se os resultados entre as pesquisas bibliográfica e a documental. Desta forma, verificou-se que: a) o subprograma FMS do governo dos EUA tem alcançado resultados relevantes para a BID daquele país, principalmente quando atrelado ao subprograma Excess Defence Articles (EDA); b) o Escritório de Ligação do Exército Brasileiro junto ao FMS americano possui Cases os quais podem servir de modelos a serem implementados no Brasil e que estão contribuindo para que o EB e a BID brasileira tenham a expertise nas áreas de manutenção e repotencialização de blindados; c) existe um significativo alinhamento entre a Política Nacional da Indústria de Defesa (PNID) e os objetivos de um sistema FMS; d) há estruturas no MD e no EB que podem facilitar a implantação do subprograma; e e) os Projetos Estratégicos do EB estão baseados em uma cadeia produtiva da BID passível de ser incluída em um FMS brasileiro, atreladas ou não a um subprograma de artigos de defesa em excesso, conforme o modelo americano. Evidenciou-se, portanto, que o FMS é uma medida viável para incrementar a produção e exportação de produtos da Base Industrial de Defesa, podendo colaborar para a manutenção de uma estrutura mínima da cadeia de produção e atender as instáveis demandas dos Projetos Estratégicos do EB, desde que seja implementada por intermédio de estudos mais aprofundados e considerando os ameaças e riscos decorrentes.______________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The study sought to clarify whether the implementation of a Foreign Military Sales (FMS) system, managed by Brazil, would be a viable strategy to increase the manufacturing and exporting of Defense Industrial Base products, particularly in times of economic crisis or budget constraint, making possible the defense industry to maintain a minimum production chain structure to support unstable demands of the Brazilian Armed Forces. For the propose of this work, a qualitative research was carried out by comparing the results between bibliographic and documental research. Thus, it was found that: a) the US government FMS subprogram has achieved significant results for the Defense Industrial Base that country, especially when linked to the Excess Defence Articles subprogram (EDA); b) the Brazilian Army Liaison Office with the US FMS has Cases that can serve as models to be implemented in Brazil, and, furthermore, these Cases have been contributing to the Brazilian Army and the Brazilian Defense Industrial Base to have the expertise in armored maintenance area; c) there is significant alignment between our National Policy Defence Industry and the objectives of an FMS system; d) there are structures in the Defense Ministry and the Brazilian Army that can facilitate the implementation of the subprogram; e) and the Brazilian Army Strategic Projects are based on a production chain of the Defense Industrial Base that can be included in a Brazilian FMS, linked or not in a excess defense articles subprogram, according to the American model. It was evident, therefore, that the FMS is a viable measure to augment the production and exportation of Defense Industrial Base products, that can contribute to maintain a minimum production chain structure to support the unstable Brazilian Strategic Projects demand, as long as it is implemented through further in-depth studies and considering threats and risks.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndústria de defesapt_BR
dc.subjectProjetos estratégicos do Exército Brasileiropt_BR
dc.subjectBase Industrial de Defesapt_BR
dc.titleAlternativa para indústria nacional de defesa atender as demandas das Forças Armadas e competir no mercado internacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseTermo assinado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: MONOGRAFIAS

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