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dc.contributor.advisorLopes, Luiz Antônio Silveira-
dc.contributor.authorBianchi, José Mauro Baptista-
dc.date.accessioned2017-09-20T19:45:33Z-
dc.date.available2017-09-20T19:45:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBIANCHI, José Mauro Baptista. A logística aplicada à industria da construção pesada. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/920-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.description.abstractindústria da construção Civil e Pesada segundo o IBGE nos últimos dez anos representou em média 5.5% do Produto Interno Bruto - PIB do País, tornando assim um dos principais setores para o governo na alavanca do crescimento econômico, considerando a geração de empregos como um dos principais fatores para o equilíbrio econômico. As fantásticas mobilizações do Setor Construtivo do Exército Brasileiro, em função da demanda atual das obras de infraestrutura possibilitaram o reaparelhamento dos Batalhões de Engenharia de Construção e um emprego imediato dessas unidades em apoio aos programas da recuperação da infraestrutura rodoviária nas obras a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. Tal volume de obras fez surgir um questionamento: os setores de logística de suprimentos dos Batalhões de Engenharia de Construção estão preparados para atender a esta demanda por insumos, as aquisições estão sendo feitas da melhor forma possível, quais serão estes itens de consumo que geram maior impacto no custo das obras. Dentro deste contexto, esta dissertação foi desenvolvida com o intuito de pesquisar junto ao Sistema de Construção do Exército Brasileiro, os insumos básicos utilizados que geram o maior impacto no custo final das obras de infraestrutura rodoviária, e indicar que tipo procedimento logístico poderia ser dado a estes itens ou família de itens de forma a buscar uma possível redução no custo final de aquisição ou uma otimização de seu uso buscando um melhor aproveitamento no arranjo do estoque e sua distribuição no canteiro de obras. ________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: It is noteworthy that the construction industry has generated on average over the past ten years 5.5% of the Brazilian Gross Domestic Product according to the IBGE, which represents one of the most important governmental sectors in economic growth and job creation. The current mobilization of Brazilian Army on Constructive Sector, never seen before, made possible the revamping of the Engineer Construction Battalions and has provided its immediate use in recovery support programs of road infrastructure under DNIT coordination. This volume of work raised a question: the logistics supplies sectors of Engineering Construction Battalions are prepared absorb this demand for inputs; acquisitions are being made on the best possible way, what are the consumption items that generate greater impact on the cost of works. According to this context, this dissertation was elaborated to explore the Brazilian Army construction, using its Engineer Construction Battalions, perform road infrastructure works through agreements signed with DNIT. Trying to identify what are the inputs that generate the greatest impact on final cost of road infrastructure works, and indicate which logistic treatments could be adopted on these items or family items in order to seek a reduction in the final cost of acquisition or an optimization its use looking for a better arrangement of stock on the construction site.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectConstrução Civilpt_BR
dc.titleA logística aplicada à industria da construção pesadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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