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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Júlio César de-
dc.contributor.authorFreitas, Felipe Vaz de-
dc.date.accessioned2018-04-03T13:30:16Z-
dc.date.available2018-04-03T13:30:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFREITAS, Felipe Vaz de. A Implementação da educação a distância nos cursos e estágios da área de emprego operacional da força: um estudo de caso para o curso de mestre de salto. 191 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Militares) - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/1099-
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciência Militares) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata sobre a implementação da Educação a Distância (EAD) nos cursos e estágios da área de emprego operacional do Exército Brasileiro. A partir de um estudo de caso para o Curso de Mestre de Salto (CMS), o trabalho demonstra de que forma a EAD pode ser utilizada para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, bem como reduzir os custos e o tempo empregados para a sua realização. Para tanto, esta dissertação utilizou-se de pesquisas bibliográficas, coleta documental, entrevistas exploratórias, um procedimento experimental e pesquisas de opinião. O trabalho aborda o conceito e as características da EAD, sua importância no mundo contemporâneo, o processo de criação de cursos on-line (com destaque para a plataforma Moodle), a forma como a EAD é conduzida na atualidade, o uso da EAD nas Forças Armadas Brasileiras, o programa de EAD do Exército dos Estados Unidos, o emprego da EAD no Exército Argentino e a capacidade da EAD em reduzir custos. Também descreve o funcionamento do atual modelo de ensino, exclusivamente presencial, do CMS, bem como a sua finalidade, o atual Plano de Disciplinas (PLADIS), as avaliações realizadas durante o curso e as técnicas de ensino empregadas. Em seguida, são apresentados os resultados obtidos através de um procedimento experimental, no qual alunos matriculados no CMS, pela primeira vez, realizaram uma etapa de educação a distância, antes do período presencial do curso, no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil. O estudo comprovou a capacidade da EAD em proporcionar um ensino efetivo e de qualidade, melhorando, inclusive, o rendimento dos alunos durante a etapa presencial do curso. Os resultados também demonstraram que a implementação de uma etapa de educação a distância proporcionaria uma redução de 2 (duas) semanas no período presencial do CMS, além de, anualmente, uma economia de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e um aumento de 96 (noventa e seis) alunos formados. Como conclusão, é apresentado um novo modelo de Plano de Disciplinas (PLADIS) para o CMS, composto por duas etapas: a primeira a distância e a segunda presencial. Desta forma, a presente pesquisa pretende servir de exemplo e fornecer subsídios, com embasamento científico, capazes de expandir a Educação a Distância para muitos outros cursos e estágios da área de emprego operacional da Força Terrestre.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectCurso de Mestre de Saltopt_BR
dc.subjectCursos e estágios da área de emprego operacionalpt_BR
dc.titleA Implementação da educação a distância nos cursos e estágios da área de emprego operacional da força : um estudo de caso para o curso de mestre de saltopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: DISSERTAÇÕES

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